quarta-feira, 23 de maio de 2007

"Los nuevos modelos e soportes para la comunicación"

Tal como previsto, começou hoje o Curso de "Protocolo y protocolos para la comunicación de empresas e instituciones - Las herramientas de la excelencia" na Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação da Universidade de Vigo.

Para esta 7ª edição fui convidado pelo Prof. Doutor Fernando Ramos para intervir abordando matérias relacionadas com os novos modelos e suportes de comunicação. Nesse sentido, a minha intervenção de hoje centrou-se essencialmente nos novos suportes da comunicação escrita e na comunicação electrónica.

No âmbito dos novos suportes da escrita foi abordada a evolução do papel até ao DVD, facto que permitiu aos participantes ficar por exemplo a conhecer os vários tipos de CD's e DVD's existentes tal como as várias embalagens para CD's e DVD's. Também foram focadas as várias utilizações que se podem fazer destes novos suportes digitais a nível empresarial.

Ainda no âmbito deste tema foram apresentadas as diferenças e semelhanças existentes entre um cartão de visita tradicional e o Cartão de Visita Digital (CD-Card).

No que se refere à comunicação electrónica a intervenção de hoje foi dirigida no sentido de serem realçadas as características da comunicação através de e-mail, MSN/Messenger, Skype e Blogues, as suas semelhanças e também as diferenças existentes entre estas novas formas de comunicar.

A fechar a intervenção sobre novos modelos e suportes de comunicação foram destacados os aspectos-chave do Protocolo a considerar quando utilizamos a Internet.

Sem comentários: