Internet. Espaço de Informação Virtual. Espaço de Comunicação Virtual. Funções realizadas através da Internet. Correio Electrónico (e-mail).
Internet
O desenvolvimento tecnológico está a alterar o método, o fluxo e os tipos de comunicação utilizados nas organizações. Os telemóveis, a vídeo-conferência, o correio de voz, o correio electrónico e a Internet são meios de comunicação electrónica cada vez mais utilizados, proporcionando uma comunicação em locais muito dispersos. A Internet que é um fenómeno recente, tornou-se um meio privilegiado de informação e comunicação e, em particular a WWW e a proliferação de Browsers que fornecem um interface standard para aceder aos sites, tem custos muito menores, devido à crescente liberalização das telecomunicações e do suporte de uma infra-estrutura de tecnologias de comunicação já existente – telefones, computadores, o que exige investimentos muito inferiores para as organizações. Por outro lado, pela utilização destas tecnologias – Internet, WWW e Browsers – consegue-se atingir uma comunicação interactiva.
EIV e ECV
A Internet é um Espaço de Informação Virtual (EIV), ou seja, trata da visibilidade. Funciona como uma grande montra. Mostra quem é quem, o que há disponível, etc. Pode oferecer um acesso flexível que permite aos visitantes “escolher o próprio caminho” mas não deixa de ser um canal com apenas um sentido.
Por outro lado, a Internet é um Espaço de Comunicação Virtual (ECV), na medida em que envolve interacção. Proporciona um espaço para o início de uma relação e para a troca de ideias e opiniões. O espaço, ele próprio, pode ir de uma simples linha de conversa a um espaço sofisticado de três dimensões no qual as pessoas se encontram. Os membros da comunidade virtual podem comunicar a alta velocidade, baixos custos e ultrapassar as tradicionais limitações físicas e geográficas.
Funções realizadas através da Internet
Há quatro funções que são, com mais frequência, realizadas através da Internet:
• Utilização do correio electrónico (e-mail);
• Acesso a Bases de Dados;
• Participação em fóruns de discussão;
• Falar com outras pessoas.
Neste artigo vou apenas fazer algumas considerações acerca do e-mail, uma vez que, ao nível da comunicação virtual, é a função mais desenvolvida. O e-mail tem várias vantagens:
• Anula os efeitos do tempo e do espaço;
• Não é só um correio. É também um sistema de entregas. Com qualquer mensagem podemos juntar um ou mais arquivos do computador, uma foto, etc. É incompreensível como é que algumas organizações ainda não entendem o que isto representa em termos de rentabilização dos recursos disponíveis;
• Está disponível em qualquer lugar desde que haja uma linha telefónica. Pode-se aceder a uma caixa de correio electrónico em qualquer lugar desde que tenhamos um computador ligado à Internet;
• Possibilita o envio da mesma mensagem para vários destinatários em simultâneo e com rapidez;
• Está sempre sob controle. Desde que se ligue o computador e se conecte o mesmo à Internet, imediatamente ele faz uma verificação da existência de mensagens ou não.
Um aspecto importante, é que já estamos a entrar lentamente numa era de comunicação por voz via Internet e, por outro lado, com câmara junto ao computador.
Bibliografia Consultada
- ALMEIDA, Vitor, A Comunicação Interna na Empresa, Lisboa, Praxis, pp.19-34.
- BILHIM, João Abreu de Faria, Teoria Organizacional, Estruturas e Processos, 3ª edição, Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa, 2004, pp. 359-376.
- DONNELLY e outros, Administração, Princípios de Gestão Empresarial, 10ª edição, Lisboa, McGraw-Hill, 2000, pp.372-400.
- CHIAVENATO, Idalberto, Administração nos Novos Tempos, 15ª edição, S.Paulo, Editora Campus, 2003, pp.515-552.
Siglas
WWW – World Wibe Web
EIV – Espaço de Informação Virtual
ECV – Espaço de Comunicação Virtual
* Capítulo de um trabalho académico
Internet
O desenvolvimento tecnológico está a alterar o método, o fluxo e os tipos de comunicação utilizados nas organizações. Os telemóveis, a vídeo-conferência, o correio de voz, o correio electrónico e a Internet são meios de comunicação electrónica cada vez mais utilizados, proporcionando uma comunicação em locais muito dispersos. A Internet que é um fenómeno recente, tornou-se um meio privilegiado de informação e comunicação e, em particular a WWW e a proliferação de Browsers que fornecem um interface standard para aceder aos sites, tem custos muito menores, devido à crescente liberalização das telecomunicações e do suporte de uma infra-estrutura de tecnologias de comunicação já existente – telefones, computadores, o que exige investimentos muito inferiores para as organizações. Por outro lado, pela utilização destas tecnologias – Internet, WWW e Browsers – consegue-se atingir uma comunicação interactiva.
EIV e ECV
A Internet é um Espaço de Informação Virtual (EIV), ou seja, trata da visibilidade. Funciona como uma grande montra. Mostra quem é quem, o que há disponível, etc. Pode oferecer um acesso flexível que permite aos visitantes “escolher o próprio caminho” mas não deixa de ser um canal com apenas um sentido.
Por outro lado, a Internet é um Espaço de Comunicação Virtual (ECV), na medida em que envolve interacção. Proporciona um espaço para o início de uma relação e para a troca de ideias e opiniões. O espaço, ele próprio, pode ir de uma simples linha de conversa a um espaço sofisticado de três dimensões no qual as pessoas se encontram. Os membros da comunidade virtual podem comunicar a alta velocidade, baixos custos e ultrapassar as tradicionais limitações físicas e geográficas.
Funções realizadas através da Internet
Há quatro funções que são, com mais frequência, realizadas através da Internet:
• Utilização do correio electrónico (e-mail);
• Acesso a Bases de Dados;
• Participação em fóruns de discussão;
• Falar com outras pessoas.
Neste artigo vou apenas fazer algumas considerações acerca do e-mail, uma vez que, ao nível da comunicação virtual, é a função mais desenvolvida. O e-mail tem várias vantagens:
• Anula os efeitos do tempo e do espaço;
• Não é só um correio. É também um sistema de entregas. Com qualquer mensagem podemos juntar um ou mais arquivos do computador, uma foto, etc. É incompreensível como é que algumas organizações ainda não entendem o que isto representa em termos de rentabilização dos recursos disponíveis;
• Está disponível em qualquer lugar desde que haja uma linha telefónica. Pode-se aceder a uma caixa de correio electrónico em qualquer lugar desde que tenhamos um computador ligado à Internet;
• Possibilita o envio da mesma mensagem para vários destinatários em simultâneo e com rapidez;
• Está sempre sob controle. Desde que se ligue o computador e se conecte o mesmo à Internet, imediatamente ele faz uma verificação da existência de mensagens ou não.
Um aspecto importante, é que já estamos a entrar lentamente numa era de comunicação por voz via Internet e, por outro lado, com câmara junto ao computador.
Bibliografia Consultada
- ALMEIDA, Vitor, A Comunicação Interna na Empresa, Lisboa, Praxis, pp.19-34.
- BILHIM, João Abreu de Faria, Teoria Organizacional, Estruturas e Processos, 3ª edição, Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa, 2004, pp. 359-376.
- DONNELLY e outros, Administração, Princípios de Gestão Empresarial, 10ª edição, Lisboa, McGraw-Hill, 2000, pp.372-400.
- CHIAVENATO, Idalberto, Administração nos Novos Tempos, 15ª edição, S.Paulo, Editora Campus, 2003, pp.515-552.
Siglas
WWW – World Wibe Web
EIV – Espaço de Informação Virtual
ECV – Espaço de Comunicação Virtual
* Capítulo de um trabalho académico
Sem comentários:
Enviar um comentário