quinta-feira, 8 de setembro de 2005

AJAX continua a fascinar

Na última edição do Courrier Internacional, na área de multimédia está publicado um artigo sobre a WWW, "Internet - Um longo caminho a percorrer".

Segundo esta nova publicação semanal ( 22 edições apenas), num artigo da autoria de Salon Magazine (São Francisco), "em dez anos de vida, a Web transformou completamente as nossas vidas, porém, continua a ser uma ferramenta trabalhosa e lenta. Felizmente, alguns programadores estão a torná-la mais prática".

Salon Magazine destaca no seu artigo David Heinemeier Hansson, programador, colaborador da 37 Signals que escolheu para o Basecamp uma linguagem relativamente desconhecida, a Ruby, inventada no Japão.

No artigo é apresentada uma definição alargada de Ruby. Entretanto, anoto aqui apenas algumas ideias chave que podem ter interesse para os mais curiosos em matéria de Internet.

"A programação a partir de Ruby on Rails tem a grande vantagem de simplificar a utilização do AJAX (acrónimo de Asynchronous JavaScript and XML) ... o AJAX confere às páginas de Internet um funcionamento semelhante ao das aplicações informáticas ... a acção solicitada é quase imediata na página, sem necessidade de descarregar..."

O AJAX foi criado por Jesse James Garret, um programador da Adaptive Path, e é nele que se baseiam as aplicações interactivas como por exemplo, o Google Maps.

Sem comentários: