terça-feira, 4 de julho de 2017

1.º RETRATO DIGITAL DAS PME PORTUGUESAS


O estudo Retrato Digital das PME apresentado hoje  por Jorge Marques Santos, Presidente do IAPMEI, Carlos Gomes e Zélia Fernandes da PSE, no IAPMEI – Ministério da Economia, em Lisboa, é a primeira “Selfie” do tecido empresarial português e permite identificar o estádio de maturidade social e digital das empresas, bem como conhecer as estratégias que cada empresa deve seguir para uma utilização inteligente e eficaz das oportunidades que a economia digital proporciona.
Participaram no estudo 1132 empresas, 693 Diretores e 239 Quadros Superiores, que responderam a um inquérito online realizado entre os meses de abril e maio de 2017.

Em Portugal, 71% das PME consideram importante ter uma estratégia de marketing digital e social mas a adoção digital é ainda embrionária para a maioria das PME.
Os recursos humanos, as competências e capacidades internas, a utilização eficiente dos canais digitais e sociais disponíveis, e a capacidade analítica de medir as iniciativas digitais são as dimensões mais fracas das PME em Portugal.

É no desenvolvimento de campanhas através de canais digitais e sociais que as PME dão os primeiros passos e onde estão numa maior maturidade. E quando o fazem, fazem-no através de email.
Das principais conclusões do estudo pode-se ainda destacar que alinhar a comunicação das empresas para atuarem de forma inteligente na área digital é um grande desafio para muitas PME.
Hoje, mais importante do que ser ou estar “ON”, é preciso saber para quê? Como? Para quem? Com que objetivos? Seguindo que estratégia? Utilizando que ferramentas? É ainda essencial que as empresas compreendam as tendências do negócio e consigam identificar as oportunidades e os riscos que advêm do estádio de maturidade digital em que se encontram. É também fundamental apostar na personalização, conhecer a oferta certa, para o cliente certo, no momento certo, pelo canal certo, criar novas ofertas e identificar novas oportunidades e modelos de negócio.

Tudo isto, refere o estudo, fica mais simples quando se segue uma estratégia de marketing digital e social baseada no conhecimento analítico. Por isso, para a PSE/IAPMEI cada empresa tem um caminho diferente para a transformação digital.


Depois da apresentação do estudo Retrato Digital das PME teve lugar uma Mesa Redonda moderada por Frederico Carvalho que contou com a presença dos oradores Jorge Remondes, Ana Mendes e Cristina Barros e um painel sobre case studies que contou com as intervenções de Joana Oliveira (Paladin) e Ricardo Oliveira (Lemon Jelly).

Sem comentários: