Participaram no estudo 1132 empresas, 693 Diretores e 239
Quadros Superiores, que responderam a um inquérito online realizado entre os
meses de abril e maio de 2017.
Em Portugal, 71% das PME consideram importante ter uma
estratégia de marketing digital e social mas a adoção digital é ainda
embrionária para a maioria das PME.
Os recursos humanos, as competências e capacidades internas,
a utilização eficiente dos canais digitais e sociais disponíveis, e a
capacidade analítica de medir as iniciativas digitais são as dimensões mais
fracas das PME em Portugal.

Das principais conclusões do estudo pode-se ainda destacar
que alinhar a comunicação das empresas para atuarem de forma inteligente na
área digital é um grande desafio para muitas PME.
Hoje, mais importante do que ser ou estar “ON”, é preciso
saber para quê? Como? Para quem? Com que objetivos? Seguindo que estratégia?
Utilizando que ferramentas? É ainda essencial que as empresas compreendam as
tendências do negócio e consigam identificar as oportunidades e os riscos que
advêm do estádio de maturidade digital em que se encontram. É também fundamental
apostar na personalização, conhecer a oferta certa, para o cliente certo, no
momento certo, pelo canal certo, criar novas ofertas e identificar novas
oportunidades e modelos de negócio.
Depois da apresentação do estudo Retrato Digital das PME teve lugar uma Mesa Redonda moderada por Frederico Carvalho que contou com a presença dos oradores Jorge Remondes, Ana Mendes e Cristina Barros e um painel sobre case studies que contou com as intervenções de Joana Oliveira (Paladin) e Ricardo Oliveira (Lemon Jelly).
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