A CodeVision - Software Developement, empresa situada em Braga, desenvolveu um software de controlo e coordenação de PC's, em ambiente de ensino e formação. Trata-se do RemoteVision, software ainda em fase de experimentação na Escola Profissional de Braga, mas que regista já uma forte adesão de professores e alunos.
As funcionalidades deste software permitem ao professor verificar o ambiente de trabalho dos computadores de todos os alunos e inclusivamente controlá-los. O professor pode enviar questões aos alunos, provas, testes e corrigir automaticamente as actividades. Por exemplo, é possível ao professor planear e executar as aulas utilizando o RemoteVision.
No site do RemoteVision é possível fazer o download da versão trial e também subscrever a newsletter associada a este inovador serviço.
As respostas às questões mais frequentes sobre o RemoteVision encontram-se disponíveis no site da empresa. Clique aqui se desejar aceder à informação. No entanto, a acompanhar o software já disponível para comercialização na nova versão, a CodeVision oferece um manual de utilização recentemente elaborado por Sílvia Machado.
Se desejar observar um pouco o próprio software pode também visitar a página de screenshots do RemoteVision.
Num período em que com alguma frequência a indisciplina se instala nas salas de aula de alunos ainda em fase escolar, a utilização de computadores e software deste género poderá ser um factor gerador de auto-motivação no aluno, por forma a que este possa seguir um novo processo de aprendizagem, para ele certamente mais atractivo do que o modelo tradicional baseado numa de sala de aula, em que lhe é disponibilizada uma cadeira e uma secretária para tomar apontamentos.
Eurico Lages, administrador da CodeVision, numa entrevista concedida ao Tal&Qual referiu que o RemoteVision permite "controlar os alunos e dar mais algum poder ao professor". Na imagem ao lado (artigo do Tal&Qual) pode verificar o professor com um terminal controlando todos os computadores dos alunos, que por sua vez desenvolvem as suas actividades individualmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário