sexta-feira, 15 de junho de 2007

"Quem tem medo das avaliações?"

Este é o título de um artigo publicado por Luís Aguiar no blogue "A destreza das dúvidas", artigo particular que me foi dado a conhecer pelo meu amigo João Leite. Se não fosse ele não teria tido lido o artigo e começado a escrever este post, que nunca me ocorreu poder vir a escrevê-lo. Portanto, escrevo este post porque o texto de Luís Aguiar me motiva a fazê-lo.

Refere Luís Aguiar que nos EUA para começar a dar aulas (ser teaching assistant) teve que passar por vários testes, incluindo a simulação de uma aula e só depois terá sido admitido para a função. Esta é uma realidade que Luís Aguiar praticamente desconhece em Portugal. Diz ele "poucas, nenhumas?" Pessoalmente acho que não só Luís Aguiar mas praticamente toda a gente pensa não se praticar esta metodologia de selecção de professores para a carreira docente no Ensino Superior em Portugal.

Luís Aguiar escreveu ainda que depois de ter começado a dar aulas numa instituição americana foram distribuídos questionários aos alunos e que à posteriori os resultados foram tidos em conta, ou seja, foram analisados e discutidos.

Ao ler o artigo "Quem tem medo das avaliações?" de Luís Aguiar, recordei-me do meu processo de ingresso numa Instituição de Ensino Superior em Portugal.

Tudo começou com uma candidatura espontânea enviada via CTT (Carta de Apresentação e Curriculum) para uma instituição. Posteriormente entrei em contacto através de telefone para confirmar a recepção da minha candidatura e verificar se poderia falar com o Director da Instituição. Consegui falar com ele e a resposta dada foi a de que o meu processo tinha sido recepcionado e que estava a ser analisado.

Alguns meses depois recebo um telefonema dessa instituição porque o Director queria falar comigo. Devo dizer que fiquei imediatamente convencido de que haveria algum lugar em aberto e que em função do meu curriculum poderia vir a ocupar esse lugar. Enganei-me em parte! Em parte, porque de facto tive oportunidade de confirmar que surgiu realmente uma vaga na instituição, mas essa vaga estava a concurso, ou seja, havia alguns candidatos seleccionados para um processo de recrutamento e um deles era eu, uma vez que tinha enviado espontaneamente os meus dados pessoais e curriculares, e com base neles acabei por ser escolhido.

Mas, note-se, fui seleccionado numa primeira fase para a realização de um teste! Sim, um teste! Não estava à espera! O teste baseava-se na simulação de uma aula! Sinceramente, não estava mesmo à espera que numa instituição de ensino superior em Portugal fosse prática realizar este tipo de teste. Acabei, felizmente por passar no teste e fui desafiado a dar aulas no 1º semestre, desafio que aceitei naturalmente porque tinha esse objectivo para a minha carreira.

O segundo facto mencionado por Luís Aguiar, a avaliação do professor pelos alunos, foi outra realidade com a qual fui confrontado e que pensava eu só existir ao nível da formação profissional. Afinal, também na instituição em que passei a prestar serviços, os alunos me avaliaram e depois disso tive uma reunião de reflexão e análise sobre os resultados com o Director da Instituição.

Bem, as coisas correram bem e este ano continuo a prestar serviços na instituição: mantêm-se as avaliações dos alunos e essas avaliações são rigorosamente analisadas e avaliadas com vista à melhoria do desempenho de todo o corpo docente, inclusivamente por semestre é eleito o melhor docente da instituição, ao qual é atribuído pela Direcção, um prémio de distinção.

Naturalmente já sabem que estou a falar do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM). Desde o ano passado que dou aulas na Escola Superior de Matosinhos, dirigida pelo Mestre Daniel Sá.

Foi precisamente assim que entrei no IPAM!

Artigo de Luís Aguiar

1 comentário:

O Amor disse...

Bom dia! Muito interesante esse texto. Aliás, não apenas esse. O blog todo é de muito bom gosto e os textos são ótimos. Quando eu fazia faculdade, notava que na época da avaliação dos alunos, em relação aos professores, mudava o modo como os mestres nos tratavam. Depois voltava tudo ao normal e a velha e retrógrada 'educação bancári' assumia seu posto. Mas é isso, por enquanto li somente os últimos, como faço sempre na primeira vez que visito um blog. Excelentes mesmo! Depois voltarei para ler mais. Estou dando um ‘passeio geral’ pelos blogs relacionados à literatura, principalmente poesia e prosa. Gostei muito do seu blog. Vou adicioná-lo ao meu blog, bem como favoritá-lo no ‘blogblogs’, para que possa visitá-lo mais vezes. Quando puder, visite também meu blog, no endereço: [ http://poemasdeandreluis.blogspot.com ]. Sinta-se à vontade... a casa é sua,... e, gostando,... por favor, também adicione meu blog e ao seu ‘blogblogs’, ‘techinorati’ etc. Vamos tentar ampliar a rede de intercâmbio artístico-cultural, influenciando-nos e aprendendo mutuamente. Grande abraço!