segunda-feira, 4 de setembro de 2006

"Webização" chega a todas as empresas

A criação e manutenção de uma página na Internet está ao alcance de todas as empresas, mesmo das microempresas ou dos empresários em nome individual, que possuem menos recursos financeiros do que as empresas de média e grande dimensão.

A Sage Portugal lançou o Website Creator que "disponibiliza a criação fácil e rápida de páginas web às microempresas e aos empresários em nome individual" (Semana Informática, Maio 06). Esta aplicação está disponível por 45 € e é possível ser adquirida através das grandes superfícies. Anualmente, os custos inerentes à renovação do contrato são de 150€, custo este que inclui a assistência técnica e a actualização do produto.

Mas o mercado deste tipo de aplicações dirigidas para as pequenas empresas, aplicações que permitem a gestão e manutenção de páginas web autonomamente, sem ser necessário possuir elevados conhecimentos de informática, e por isso não é necessário também o recurso a empresas externas para manter e actualizar o site, não se fica pelo Website Creator.

Em SitesParaTodos também é possível criar e editar páginas web a custos reduzidos. O portfólio de clientes da empresa inclui essencialmente advogados, restaurantes e stands de automóveis. No entanto, as aplicações disponíveis podem ser adaptadas a outros ramos de actividade.

Distribuída pela netcall, a aplicação Weblight é outra alternativa a ponderar pelas empresas. Tal como as anteriores, permite uma gestão fácil e intuitiva. No entanto, o leque de serviços disponibilizado pela Weblight é mais vasto. O serviço básico (Basic) é uma solução dirigida para empresas de reduzida dimensão ou empresários em nome individual, no entanto, a Weblight possui outros serviços para empresas de média e grande dimensão. No site da empresa é possível efectuar uma demonstração, válida por 15 dias, por forma a conhecer o modo de funcionamento da aplicação. Para isso, basta registar-se no site da empresa.

A Vector21 é outra empresa que disponibiliza aplicações para criação de páginas na internet que não necessitam de conhecimentos aprofundados em informática para a sua correcta utilização. A solução Site Dinâmico é a imagem de marca da Vector21. No entanto, a empresa possui um serviço básico mais acessível às empresas de reduzida dimensão.

Sem comentários: