domingo, 10 de setembro de 2006

Por causas sociais

CASN - Casa de Acolhimento Sol Nascente

Já li sobre Organizações não lucrativas, e sobre esta matéria o livro de João M. S. Carvalho, editado pelas Edições Sílabo, "Organizações não lucrativas", é muito interessante, sobre Marketing Social, e sobre esta matéria o livro de Hamish Pringle e Marjorie Thompson, "Marketing Social", também é muito interessante de ler, mas nunca tinha observado de perto o lançamento de uma instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos.

Escrevo este artigo a propósito da CASN - Casa de Acolhimento Sol Nascente, uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, criada pela Dra. Lurdes Ribeiro em 2005, localizada em Monte Córdova (Santo Tirso), que se destina a apoiar pessoas portadoras de deficiência e suas famílias.





As valências da CASN, de que usufruem já dez pessoas, são essencialmente as seguintes:
  1. Centro de actividades ocupacionais;
  2. Apoio específico a deficiência visual tardia;
  3. Apoio integrado no domícilio.
Estamos num período em que as organizações em geral, para sobreviverem, necessitam cada vez mais de desenvolver um marketing orientado para o seu público-alvo por forma a satisfazer as suas necessidades. Na génese da CASN e de outras instituições similares está desde logo a atenção num público-alvo específico e a preocupação em ajudar a resolver os seus problemas. Por outro lado, nas organizações, a gestão de recursos humanos e as questões ligadas à motivação são extremamente importantes. Pois bem, se quisermos identificar exemplos de motivação, observe-se o caso da CASN e de outras instituições do género (refiro outras, porque creio que a realidade é semelhante) onde a sua fundadora, Dra. Lurdes Ribeiro, os restantes membros da CASN, e os técnicos já em exercício, demonstram de uma forma natural uma enorme motivação humana por uma causa social e, por consequência, pela gestão de uma instituição que lhes permite ir ao encontro dos mais necessitados em Monte Córdova, onde o centro de todas as atenções é a pessoa com deficiência visual.

Fica aqui o contacto da CASN:

Rua da Eira, nº 36
4825-270 Monte Córdova
Santo Tirso
Telefone e Fax: 252898426
E-Mail: casasolnascente@gmail.com

Sem comentários: