segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Geração Blogue

Terminei a leitura do livro "Geração Blogue", da autoria de Giuseppe Granieri "um dos maiores especialistas italianos de comunicações e cultura digital" e que "desde há muitos anos escreve regularmente sobre tecnologia e sociedade".

A obra foi traduzida por Maria das Mercês Peixoto e publicada pela Editorial Presença.

Dividido em duas partes, o livro descreve muito bem a realidade da blogosfera.

Da minha leitura destaco aqui o facto de Giuseppe Granieri referir que as fraudes com cartões de crédito, entre outras realidades, constituem mais notícia do que milhões de pessoas que, silenciosamente, trocam entre si conhecimentos e modos de ver o mundo. Este facto condicionou, e condicona, a percepção que uma enorme faixa da população tem acerca da Internet, população esta que ainda não está ligada à rede.

No que concerne especificamente aos blogues, na opinião de Giuseppe Granieri "o perigo, muitas vezes não reconhecido a nível explícito, deriva de uma potencial ameaça ao establishment cultural e mediático, visto que o blogue permite a todos publicar, sem que tenham necessariamente um editor ou a patente de gatekeeper (guarda-barreira ou mediador cultural).

O autor fala, no seu livro, da ideia de "sistema de conteúdos", isto é, "ninguém lê um único blogue, visto que se trata de um simples «elo» numa obra colectiva e hipertextual".

Por outro lado, Giuseppe Granieri afirma que "o blogue é um acto de generosidade: sendo um elo num sistema de leitura, desloca a atenção (e o leitor) para outras fontes em vez de procurar entretê-lo nas suas páginas". Ele evidencia muito bem a importância que os links têm na blogosfera.

Sobre a Blogosfera, poder-se-iam aqui escrever outras ideias de Giuseppe Granieri. Remeto, entretanto, para o site da Editorial Presença onde se pode ler a Sinopse deste interessante livro.

O livro encontra-se disponível para venda nas livrarias desde o dia 1 deste mês.

Imagem: Editorial Presença

2 comentários:

Macro disse...

http://macroscopio.blogspot.com/2006/08/as-novas-guerras-o-jornalismo-de.html

Um doc. interessante de seguir.
Mas as soluções para codificar regras de conduta ética na Blogosfera são de dificil aplicação

Eu pp/o propus um Observatório..

Veremos

Supra segue um link de links q fui escrevendo ao longo deste ano, espero seja útil a quem se interessar pela temática

Cumprimenta
Rui Paula de Matos
Macroscópio

José Manuel Dias disse...

Grato pela informação. Despertado o interesse...a compra impõe-se.
Cumps