sexta-feira, 16 de março de 2007

Como Fazer um Plano de Marketing?

No IPAMnet define-se Plano de Marketing como "um instrumento fundamental de gestão para qualquer organização que possibilita a conversão duma estratégia de mercado eficaz em actuações práticas". Segundo a mesma fonte, o Plano de Marketing "visa atingir os resultados previstos, conquistar mercados e satisfazer o cliente quer na área de negócios quer na de qualquer outro tipo de mercado, seja em organizações lucrativas ou não lucrativas, públicas ou privadas".

A elaboração de um Plano de Marketing envolve sempre uma equipa de profissionais, constituída para o efeito e habilitada com conhecimentos neste domínio da gestão, e este documento estratégico de apoio à gestão, deverá ter genericamente a seguinte estrutura base:
  1. Apresentação da Empresa;
  2. Diagnóstico Estratégico;
  3. Definição de Objectivos;
  4. Escolhe do Target e Estratégia de Posicionamento;
  5. Definição das Políticas de Produto, Preço, Distribuição e Comunicação;
  6. Plano de Acções;
  7. Orçamento;
  8. Avaliação e Controlo;
  9. Plano de Contingência.
Para a elaboração de um Plano de Marketing sugiro a leitura das seguintes fontes bibliográficas:
  • WESTWOOD, John, Como Redigir um Plano de Marketing, 1999, Publicações Europa América, Lisboa;
  • MCDONALD, Malcolm H.B. & MORRIS, Peter, O Plano de Marketing - Um Guia Ilustrado para Gestores, 1999, Lisboa;
  • NUNES, João Coelho & CAVIQUE, Luís, Plano de Marketing - Estratégia em Acção, 2001, Publicações Dom Quixote, Lisboa.
Em vários sites é possível reunir também algumas dicas úteis sobre a elaboração de um Plano de Marketing. Insiro no parágrafo seguinte alguns links úteis:
Por outro lado, no mercado das aplicações informáticas para as empresas, está disponível para aquisição um software que permite a elaboração de um Plano de Marketing. O makeMKT da Softpack existe em duas versões: a versão monoplano e a versão multiplano. Consulte a página da Softpack e ficará certamente mais esclarecido sobre a aplicação.

A propósito do assunto deste artigo, o Plano de Marketing, pode-se ler e analisar um trabalho feito e publicado no site da Delta. Entre no site da Delta Cafés e pesquise em Case Studies.

Sem comentários: