No IPAMnet define-se Plano de Marketing como "um instrumento fundamental de gestão para qualquer organização que possibilita a conversão duma estratégia de mercado eficaz em actuações práticas". Segundo a mesma fonte, o Plano de Marketing "visa atingir os resultados previstos, conquistar mercados e satisfazer o cliente quer na área de negócios quer na de qualquer outro tipo de mercado, seja em organizações lucrativas ou não lucrativas, públicas ou privadas".
A elaboração de um Plano de Marketing envolve sempre uma equipa de profissionais, constituída para o efeito e habilitada com conhecimentos neste domínio da gestão, e este documento estratégico de apoio à gestão, deverá ter genericamente a seguinte estrutura base:
Por outro lado, no mercado das aplicações informáticas para as empresas, está disponível para aquisição um software que permite a elaboração de um Plano de Marketing. O makeMKT da Softpack existe em duas versões: a versão monoplano e a versão multiplano. Consulte a página da Softpack e ficará certamente mais esclarecido sobre a aplicação.
A elaboração de um Plano de Marketing envolve sempre uma equipa de profissionais, constituída para o efeito e habilitada com conhecimentos neste domínio da gestão, e este documento estratégico de apoio à gestão, deverá ter genericamente a seguinte estrutura base:
- Apresentação da Empresa;
- Diagnóstico Estratégico;
- Definição de Objectivos;
- Escolhe do Target e Estratégia de Posicionamento;
- Definição das Políticas de Produto, Preço, Distribuição e Comunicação;
- Plano de Acções;
- Orçamento;
- Avaliação e Controlo;
- Plano de Contingência.
- WESTWOOD, John, Como Redigir um Plano de Marketing, 1999, Publicações Europa América, Lisboa;
- MCDONALD, Malcolm H.B. & MORRIS, Peter, O Plano de Marketing - Um Guia Ilustrado para Gestores, 1999, Lisboa;
- NUNES, João Coelho & CAVIQUE, Luís, Plano de Marketing - Estratégia em Acção, 2001, Publicações Dom Quixote, Lisboa.
Por outro lado, no mercado das aplicações informáticas para as empresas, está disponível para aquisição um software que permite a elaboração de um Plano de Marketing. O makeMKT da Softpack existe em duas versões: a versão monoplano e a versão multiplano. Consulte a página da Softpack e ficará certamente mais esclarecido sobre a aplicação.
Sem comentários:
Enviar um comentário